Polo Artístico-Cultural oferece "Curso Livre de Artes Cênicas - Iniciação ao Teatro"

Classificação Indicativa: 14 anos.

Clésio Andradas

Apresentação


O “Curso Livre de Artes Cênicas - Iniciação ao Teatro”, oficina cultural coordenada pelo ator e teatrólogo Roberto Isler, do Polo Artístico-Cultural, tem por intuito oferecer aos participantes – a partir de 14 anos de idade – os principais conceitos práticos e teóricos relacionados à atividade artística. Para participar, não é necessário possuir nenhuma experiência em artes cênicas.

As atividades oferecidas durante a oficina cultural irão proporcionar experiências práticas de improvisação e interpretação, além de técnicas especializadas para o corpo e a voz. Também haverá introdução para conteúdos teóricos essenciais ao teatro, como História das Artes Cênicas e o Teatro Contemporâneo Brasileiro, assim como legislação, figurino, maquiagem e cenografia.

“Iniciação ao Teatro” se propõe a oferecer as ferramentas fundamentais para estimular o potencial artístico e criativo dos participantes, que terão direito a certificados emitidos pelo Polo Artístico-Cultural. A oficina cultural é itinerante, podendo ser aplicada em qualquer local com infraestrutura básica. A duração poderá variar de dois a quatro encontros dependendo da proposta.

Iniciação ao Teatro
Iniciação ao Teatro
press to zoom
Iniciação ao Teatro
Iniciação ao Teatro
press to zoom
Iniciação ao Teatro
Iniciação ao Teatro
press to zoom
Iniciação ao Teatro
Iniciação ao Teatro
press to zoom
Iniciação ao Teatro
Iniciação ao Teatro
press to zoom
Iniciação ao Teatro
Iniciação ao Teatro
press to zoom

Iniciação ao Teatro | Definição Básica.

A palavra teatro abrange ao menos duas definições básicas, como o “imóvel”, em que se realizam os espetáculos, e a “arte específica”, transmitida ao público por meio do ator. O “imóvel”, na linguagem corrente, liga-se à ideia de edifício, local com características especiais basicamente com plateia e palco (...). Já “teatro” implica a presença física do artista, que se exibe para uma plateia. No teatro, público e ator estão um em face do outro, durante o espetáculo.

Iniciação ao Teatro | Programa Completo.

A atividade proposta pelo Polo Artístico-Cultural está fundamentada entre dois módulos: teoria e prática. No primeiro, os participantes terão acesso ao conteúdo teórico com a apresentação dos textos sobre a História das Artes Cênicas e o Teatro Contemporâneo Brasileiro (a apostila será disponibilizada para os participantes para que realizem a leitura e apontem dúvidas na oficina cultural).


Em seguida, todos terão acesso ao conteúdo prático, com destaque para a improvisação cênica e as primeiras técnicas de interpretação, além de atividades destinadas à expressão corporal e para o tratamento adequado da voz em cena. A fim de proporcionar contado com o público – e maior identificação com a arte cênica –, esta atividade também sugere aos participantes uma apresentação final (cena curta; espetáculo de curta duração) a familiares e convidados.

Iniciação ao Teatro |Coordenação.

Renato Junque

Roberto Isler realiza a atividade de formação cultural há cerca de 25 anos a partir de parceria firmada com entidades e prefeituras de municípios da Região Metropolitana de Campinas.

Ator, autor e diretor teatral, Roberto Isler atuou em mais de 50 espetáculos ao longo de sua carreira artística. Nestes 30 anos de atuação, recebeu o prêmio de Melhor Texto Inédito na categoria Infantil do II Festival Nacional de Artes Cênicas e de Melhor Ator da Campanha de Popularização do Teatro de Santa Bárbara d´Oeste (duas edições). Em 2017, iniciou o Projeto Descontrole, resultado de um trabalho que desenvolveu como diretor artístico da Cia. de Teatro Xekmat, como cofundador e diretor do espaço cultural Casa Encantada e coordenador de encontros regionais e nacionais de contação de histórias; por sete anos, foi responsável pela Oficina Teatrando. Além disso, ainda é pedagogo e arte educador, tendo atuado por 10 anos como professor na rede pública municipal de ensino.

Informações.

Atualizações
No posts published in this language yet
Stay tuned...

Curta e inscreva-se no canal de humor mais abençoado do Brasil

Os melhores vídeos disponíveis para você na maior e melhor plataforma do gênero em nível mundial. Clique aqui!

"Santo Humor" tem um canal exclusivo com notícias dos bastidores

Confira o cotidiano dos artistas, as curiosidades do elenco e as gravações dos vídeos para a internet. Clique aqui!

Jornalista ensina técnicas do Fanzine em oficina cultural no Polo

“Como Elaborar um Fanzine”, atividade ministrada pelo jornalista Anselmo Dequero – mestre em Educação, licenciado em Língua Portuguesa e Bacharel em Comunicação Social –, apresenta os principais conceitos sobre o Fanzine (revista de bolso) a partir de um conteúdo pedagógico desenvolvido aos interessados em conhecer um dos principais gêneros da imprensa alternativa em nível mundial. Clique aqui!

A Contação de Histórias como atividade de formação

“A Arte de Encantar”, oficina cultural realizada pelo ator e teatrólogo Roberto Isler, do Polo (Polo Artístico-Cultural), tem por intuito apresentar aos participantes toda base teórica da formação inicial aos contadores de histórias, bem como o desenvolvimento prático da atividade a partir de técnicas especializadas. Clique aqui!

Roberto Isler
roberto@poloac.com.br

19.99820 7353

Para ter acesso ao press release, clique aqui.